O RU

Na chamada Santíssima Trindade, cada um tem sua peculiaridade. No RU todo estudante quer ir; na BU o estudante só vai quando quer; no HU nenhum estudante que ir. Hoje vou falar um pouco sobre o mais frequentado.

O RU (conhecido internacionalmente como Who) é o restaurante universitário da UFSC. O seu preço, R$1,50, atrai os estudantes de qualquer classe social e de paladar pouco aguçado. E aí entra uma alusão que fiz uma época atrás: o RU pode ser comparado a um regime socialista, onde todos tem acesso, pelo mesmo preço e na mesma quantidade e qualidade, à comida, não tendo direito à melhorias ou escolhas. É, amigo, o RU também é cultura!

Dizem que o RU melhorou muito nos últimos anos. As filas diminuiram para 7 quilômetros e, pasmem, têm máquina de suco liberada! Sim, suco do Chaves! Tem o de abacaxi que parece maracujá e tem gosto de laranja, tem o de laranja que tem cor de tangerina e gosto de maracujá e tem o de maracujá que... ops, acabou o de maracujá. Aliás, há uma curiosa placa nas máquinas de suco: "Por favor, não lave as mãos e faça higienes pessoais nesta máquina." Mas COMO ASSIM algum animal de teta lava a mão na máquina de suco do RU? Tá, eu já vi gente lavando o cabelo na pia de lavar as mãos da saída, mas aí tudo bem...

No RU há surpresas, sempre. Uma noite dessas fui jantar morrendo de fome e pressa. Cheguei perto do buffet e exatamente na hora de me servir, adivinhem: acabou o arroz.

- Ô moça - disse, chamando a moça que controla a distribuição da "carne". - Acabou o arroz...
- Ããã... - balbuciou ela.
- Moça, eles foram buscar mais? - Nisso ela acorda, percebe que o arroz acabou e vai perguntar na cozinha. Logo ela volta com um sorriso amarelo.
- Ããã... Não tem mais arroz... Ããã...
- Tá, moça, mas você quer que eu coma feijão com creme de milho?
- Ããã...
- ...
- Ããã... - Passam-se dez minutos sem resposta até que um cozinheiro avisa que viria macarrão (o famoso óleo-e-óleo), mas eu não sabia que eles ainda iriam plantar o trigo.

Já no último fim de semana cheguei lá e me deparei com frango ensopado à vontade. Vai entender...

Nesse semestre também, devido às obras atrasadas da terceira ala, fizeram um RU provisório de lona. Parece um circo. Ah, ficou legalzinho, vai... (até o próximo ciclone).

Há também que se ter sorte. Sorte de pegar um prato limpo, sorte de não pegar um talher pegajoso de gordura, sorte de a mulher da carne ser generosa. Falando em generosidade, a diminuição de UFSCães segue a mesma proporção do aumento de carne nas refeições. Será??? Será que tu merece???

O cardápio é uma atração à parte: Risosso (risoto de osso), Bife 007 (frio, duro, com nervos de aço e licença pra matar), Água de Esgoto (creme de ervilha), entre tantas outras. Se você reparar bem, há uma cadeia cronológica no cardápio do RU:

- Segunda - eles servem bife;
- Terça - o bife que sobrou vira picadinho;
- Quarta - o picadinho que sobrou vira carreteiro;
- Quinta - o carreteiro que sobrou vira almôndega;
- Sexta - a almôndega que sobrou vira carne moída;
- Sábado - hora de comida nova: empanado de frango;
- Domingo - um peixinho (ou se tudo der errado, batata palha).

O mais importante de tudo é não esquecer sua carteirinha em casa e aproveitar as maravilhas que essa verdadeira Cantina Universitária (CU) pode oferecer, afinal como diria Lavoisier, "No RU nada se cria, nada se perde, tudo vira almôndega".

Alguém aí tem um passe do RU?

4 comentários:

  1. UHEUIHEUIHEUIHEI ri pra cacete nesse post de hj!!! eheuihuieh qlq dia quando eu tiver la na ufsc eu almoço no RU e dou meu veredicto! :p

    ResponderExcluir
  2. Catarina reclama de barriga cheia...
    Quanto tiver a oportunidade, NÃO coma no RU da UEPG, pela bagatela de 1,95...
    Não sei porque, não tem mais cachorro, gato, papagaio, periquito, cavalo, anta, onça, macaco, rato ao redor da UEPG... Só burro e vaca, mas eles continuam em sala de aula...

    ResponderExcluir
  3. Fala mas faz altos pratos de pedreiro no RU, depois joga nos pratos dos outros a sobra pq não aguentou comer tudo!!! xD

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que vc não falou do misterioso suco de salada de frutas!




    E como é exagerado.

    ResponderExcluir